Prodetur realiza oficina para agentes públicos de cultura e turismo da região

Na tarde da última sexta-feira (1º), no auditório da prefeitura de Madre de Deus foi realizado através do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo do Estado da Bahia (PRODETUR), a primeira oficina para agentes públicos ligados ao turismo e cultura dos municípios de Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Cachoeira.

Na oficina foi apresentado o “Estudo da Oferta Turística e Levantamento de Roteiros”, que corresponde ao Produto 2 do contrato de Roteirização – ação do estado em prol do desenvolvimento do segmento do turismo na Baía de Todos-os-Santos (BTS).

Segundo a Coordenadora do órgão estadual, Giuliana Brito, o objetivo do encontro foi disponibilizar aos municípios ferramentas culturais e turísticas que possam gerar renda na própria cidade. “Essa ação poderá contribuir para a expansão do emprego formal através da renda gerada pela atividade do turismo, com a diversificação dos produtos turísticos, fazendo uma junção sólida por meio dos segmentos turismo náutico e cultural”, pontuou.

 

A Secretária de Turismo de São Francisco do Conde, Úrsula Flávia ressaltou que o município está com um pé na frente por causa da sua potencialidade e desejo do seu povo de fazer acontecer. “A capacidade técnica aliada a toda construção em parceria que viemos fazendo ao longo do tempo vem trazendo um diferencial para a localidade. Mas o próprio fato do município está próximo da capital nos torna muito mais vantajosa à competitividade dentro do cenário turístico da Baía de Todos os Santos”, acredita.

O Secretário de Planejamento de Candeias, Robson Santana também participou da oficina. Perguntado se Candeias poderia se beneficiar com o programa estadual, o secretário se mostrou otimista.

“Nós podemos nos beneficiar muito. Candeias está inserida na Baía de Todos os Santos, numa área muito privilegiada, pois estamos dentro de uma segunda Baía que é de Aratu. Se nós temos águas abrigadas na Baía de Todos os Santos, temos mais ainda águas abrigadas na Baía de Aratu isso facilita muito no desenvolvimento de diversas atividades ligadas ao turismo náutico e cultural”.

 

Além dos citados, participaram do evento Secretários e vereadores de Madre de Deus; o Secretário de Cultura de Candeias, Cassio Vinicius, dentre outros agentes públicos ligados a área turística e cultural dos municípios da região.