“Foi o último desfile de 7 de Setembro em São Francisco do Conde”, revelou Secretário

Em entrevista exclusiva a Radio Baiana FM (89,3), o Secretario de Educação de São Francisco do Conde, Marivaldo do Amaral revelou que o município não irá realizar o tradicional desfile do 7 de Setembro a partir do próximo ano.

Segundo Marivaldo, a cidade vai realizar o desfile cívico no 2 de Julho por entender que o município teve muita importância na independência da Bahia, consequentemente, na do Brasil. “Na verdade a independência do Brasil foi construída no 2 de Julho na Bahia, com intensa participação do povo de São Francisco do Conde e também do recôncavo da Bahia”, explicou.

Como professor de História, Marivaldo disse ainda que conversou com o prefeito Drº Evandro e o mesmo entendeu os seus argumentos no pedido da mudança. “A gente não pode continuar concordando com essa construção da historia oficial que muito mais enganou o povo do que trouxe a verdade histórica. O 7 de Setembro que traz a imagem de Dom Pedro I como herói da independência foi uma historia contada com o intuito de construir no imaginário brasileiro a sensação de que Dom Pedro separou Brasil de Portugal, quando na verdade Dom Pedro cumpriu a vontade das forças populares”,, argumentou.