Candeias: Unidade de inclusão Socioprodutiva Metropolitana é inaugurada

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) do Estado da Bahia inaugurou, nesta quinta-feira (14), em Candeias, na região metropolitana de Salvador, a Unidade de inclusão Socioprodutiva Metropolitana (Unis).

A unidade foi implantada no antigo prédio do Centro de Desenvolvimento do Trabalhador (CDT) e terá como objetivo estimular a economia, através da capacitação dos pequenos empreendedores individuais dos municípios de Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus e São Sebastião do Passé.

A iniciativa faz parte do projeto “Vida Melhor”, criado no fim de 2013, com o objetivo de promover oportunidades às famílias de baixa renda. Ao todo, 420 pessoas serão capacitadas ao longo de três meses e, posteriormente, passarão por cursos nas áreas têxtil, de alimentos, beleza e estética, e técnica de vendas. Ao final do processo, cerca de 360 empreendedores também receberão equipamentos e ativos.

“É um programa que visa qualificar e capacitar aquelas pessoas que trabalham no mercado informal, por isso então os jovens de 18 a 60 anos que trabalham na área de costura, alimentação e no comércio de rua, estaremos qualificando e ao mesmo tempo entregando alguns equipamentos”, desacatou o secretário  de Justiça, Carlos Martins.

O Programa é direcionado, prioritariamente, a inscritos no CadÚnico, com renda familiar de até meio salário mínimo, trabalhadores sem carteira assinada, autônomos sem Previdência, desempregados, trabalhadores de empreendimentos populares, povos e comunidades tradicionais. Além de Candeias, Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana contam com Unis.